domingo, 4 de julho de 2010

Baterias: mitos e dicas

Viva pessoal

     Já vi muitos artigos na internet, leituras de manuais de telemóveis, e absolutamente TODOS possuem erros e mitos quanto ao uso das baterias e carregadores.

     Vamos começar com uma pequena explicação para compreender as diferenças.

Baterias de Níquel-Cádmio (Ni-Cad):

Ni-Cad

     As baterias de Níquel-Cádmio são identificadas nas suas etiquetas com a sigla Ni-Cad, e informam o utilizador que a sua composição química é baseada nestes dois componentes.
     As baterias de Níquel-Cádmio foram (e são até hoje) utilizadas em vários equipamentos electroeletrónicos, por possuírem capacidade de recarga após o esgotamento de sua carga actual. Seu preço, apesar de estar em franca queda actualmente, já foi considerado alto, mas a utilização deste tipo de bateria foi muito difundido há alguns anos atrás, por permitir o uso das pilhas e baterias por centenas de cargas e recargas.
     No entanto, nem tudo são flores para os utilizadores de baterias de Níquel-Cádmio: suas propriedades químicas, além de terem componentes tóxicos que não podem ser libertados na natureza sem um tratamento de transformação química, possuem características bem peculiares de uso, que impedem a carga e recarga "desenfreada".

Vamos a elas:

     1 - Efeito memória: Sem que o "efeito memória" tenha ligação com a memória do computador, o "efeito memória" diz respeito a uma característica química da combinação Níquel-Cádmio, que faz com que as recargas se tornem menos eficientes ao longo do tempo. Esta característica destas baterias é o que dita o fim da vida útil do componente, e ocorre mesmo com os cuidados inerentes aos utilizadores. Para aumentar a vida útil desta bateria, o ideal é esgotá-la completamente, e só depois então realizar nova carga.

     2 - Tempo de carga: Também relacionado com o efeito de memória, o tempo de carga é importante para este tipo de bateria. O ideal é que esta bateria seja carregada, com o carregador correcto por, no mínimo, 12 horas, SEMPRE. Existem carregadores que prometem cargas em baterias Ni-Cad em 2 ou 3 horas (conhecidos como carregadores rápidos) mas está comprovado que reduzem a vida útil das baterias, pois sua carga rápida é baseada no aumento de corrente fornecida à bateria, que causa danos aos seus componentes internos. O ideal é um carregador de qualidade comprovada, com tempo de carga de 12 horas.

     3 - Equipamento adaptado: as baterias Níquel-Cádmio possuem uma característica que poucas pessoas sabem ou se preocupam - elas são diferentes, electricamente, das pilhas comuns. Sua tensão (conhecida equivocadamente como "voltagem") é de 1,2 volts, enquanto as pilhas comuns são de 1,5 volts. Utilizar baterias de Ni-Cad em equipamentos que não foram previstos, esta redução de tensão causa o mal funcionamento do aparelho, e o esgotamento da bateria antes do tempo de carga comum, gerando mais efeito memória. Equipamentos eléctricos (como lâmpadas de lanternas, reactores e outros equipamentos passivos) funcionam melhor com baterias Ni-Cad, enquanto equipamentos electrónicos projectados para pilhas de 1,5v têm problemas de trabalho com baterias de Ni-Cad.

     Agora, vamos um pouco mais à frente no tempo, até aos dias atuais, e conhecer a Bateria de Iões de Lítio.

Bateria de Iões de Lítio (Li-Ion ou Li-Polymer ou Ion-Polymer):

Ion-Lithiun

     As novas baterias utilizadas em absolutamente todos os aparelhos portáteis atuais utilizam uma tecnologia chamada Iões de Lítio (sigla Ion-Lithium), que não significam componentes químicos, mas sim electrões livres no componente químico Lítio.
     Suas características de uso e de construção têm vantagens em relação às antigas Ni-Cad: podem ser mo ldadas em praticamente qualquer formato, porque é construído como um "filme plástico" que pode ser enrolado em vários formatos. Isso torna as baterias de iões de lítio fáceis de acondicionar em aparelhos pequenos, como os actuais telemóveis.
     Além disso, suas características técnicas lhe proporcionam vantagens sobre as antigas Níquel-Cádmio:

     1 - Ciclo de carga: a vida útil das baterias de iões de lítio é medida em ciclos de carga. Na verdade, cerca de 500 ciclos de carga podem ser realizadas para que a bateria comece a perder sua "força", reduzindo a durabilidade. Mede-se o ciclo de carga quando se deixa a bateria descarregar-se completamente, recarregando-a em seguida.

     2 - Tempo de carga: o tempo de carga de baterias de iões de lítio é muito inferior às baterias de níquel-cádmio. 2 horas são, normalmente, o suficiente para uma carga completa da bateria de íoes de lítio. Esta carga é facilmente medida por circuitos electrónicos, o que permite a precisão dos telemóveis ao indicar que a carga está pronta. Também permite que o telemóvel ou aparelho ligado a ela mantenha a bateria em "flutuação eléctrica", sem a necessidade de desligar o carregador do aparelho.

     3 - Equipamento adaptado: da mesma forma que as baterias de Níquel-Cádmio, as baterias de Iões de Lítio possuem tensões menores que as comuns pilhas de 1,5 volts. Isso pode causar mal funcionamento em aparelhos electrónicos que não são adaptados a esta capacidade energética mais baixa. Sua tensão nominal é de 1,23 volts. Mas não são danificadas pelos aparelhos sem adaptação, visto que suportam correntes muito maiores que as de Níquel-Cádmio e até que as pilhas comuns.

Mitos sobre as baterias de Iões de Lítio:

     Por serem amplamente utilizadas em telemóveis, geraram-se muitos problemas ao longo dos anos com as baterias de Níquel-Cádmio, que, infelizmente, se acabaram estendendo indevidamente para as actuais Iões de Lítio. Vamos a elas:

1 - Tempo de carga inicial tem que ser de 12 horas: MITO!
     Baterias de Iões de Lítio possuem tempos de carga muito inferiores às de Níquel-Cádmio. Seu tempo de carga comum é de 2 horas com carregadores comuns. De nada adianta esperar 12 horas para a carga, mesmo se for a primeira carga do telemóvel, porque a bateria carrega em 2 horas e o telemóvel coloca-a em flutuação após a carga completa.
     Quando o telemóvel informar que a bateria está carregada, ESTÁ mesmo carregada. Pode retirar o telemóvel do carregador, se quiser. Não é necessário esperar 12 horas para isso.

2 - Retire o carregador assim que o telemóvel estiver carregado: MITO!

     Os circuitos electrónicos do telemóvel detectam quando a bateria está carregada, e param de enviar energia para a bateria (este estado chama-se flutuação). Pode deixar o telemóvel por dias a fio, sem que isso danifique a bateria.

3 - Espere que a bateria esteja completamente esgotada antes de carregar: MITO PERIGOSO!

     As baterias de íoes de Lítio, como já foi dito, possuem a sua vida útil medida em ciclos de carga e descarga completa. Desta forma, elas trabalham como baterias de automóvel, ou seja, quanto mais tempo ficarem carregadas, maior sua vida útil. Sendo assim:

Chegou a casa? Coloque o telemóvel no carregador;
Entrou no carro? Coloque o telemóvel no carregador;
Chegou ao serviço? Se puder, carregador no telemóvel!

    Isso aumentará a vida útil da sua bateria Ion-Lithium. Evite esperar que ela se descarregue completamente.

4 - Finalmente, o maior mito de todos: usar o telemóvel ligado ao carregador pode explodir a bateria? CLARO QUE NÃO!

     Das várias vezes que telemóveis explodiram ligados aos carregadores, as causas foram baterias de origem PIRATA, que o proprietário do telemóvel adquiriu "por ser mais barata". Ora, o barato sai caro: além de por em risco sua vida e saúde, as baterias piratas não possuem a mesma durabilidade das originais.
     Adquira baterias ORIGINAIS. E use o seu aparelho da forma que lhe convier: com carregador, sem carregador, com bateria já carregada, ainda carregando a bateria... os telemoveis foram feitos para serem práticos! Não compliquem o que é simples.

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